A nova geração do sedã alemão aumentou em tamanho e ganhou sofisticação
Testado na Sicilia, o novo Audi A6 mostrou as qualidades da nova geração, que cresceu e agora mede quase cinco metros de comprimento (4,92 m).
O carro mantém as linhas gerais do A6 anterior, mas aperfeçoa os contornos e está mais elegante. A altura de apenas 1,46 m deixa o modelo com um perfil esportivo e lembra um cupê.O balanço dianteiro foi encurtado em 8 cm e o carro todo ficou alguns milimetros menor que o antecessor. Na frente, chama atenção a grade dianteira, atual marca dos desenhos da Audi. Tanto os faróis de lâmpadas comuns quanto os de xenon trazem tecnologia de controle automático do facho. As luzes adaptativas acompanham as curvas, manobras de estacionamento e se ajustam de acordo com a velocidade do carro para iluminar melhor o caminho. Também tem sensores que percebem a aproximação de veículos no sentido contrário e reduzem a intensidade da luz para evitar ofuscamento.
Atrás, as lanternas são de led e a tampa traseira traz um discreto refletor que à noite dá a sensação de uma faixa contínua de iluminação. A carroceria usa alumínio em muitas partes e pesa cerca de 15% menos que uma similar totalmente em aço. A cabine é muito confortável e aconchegante, com os ruídos externos bem filtrados. A posição ideal de dirigir é facilmente encontrada através de vários pontos de regulagem dos bancos e volante, e os comandos são intuitivos e bem localizados. A única ressalva vai para a iluminação interna dos painéis de porta, que à noite dão a impressão de que há outro carro seguindo o A6.
Ao volante
O 3.0 TFSI de 300 cv é brilhante e responde prontamente todas as exigências ao pedal do acelerador. A estrutura do A6 combina precisão e conforto, além da tração integral que contribui para a segurança. Os freios são eficientes e o ABS atua em qualquer emergência. Há também controle de velocidade ativo, que freia o carro sozinho, ou mantém a velocidade do carro à frente, ainda que menor que a selecionada. A sensação é de equilíbrio total e de que o motorista tem sempre controle absoluto da situação.
O lançamento na Europa deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2011 e estará disponível com quatro motores: um 2.0 TDI de 177 cv, um 3.0 TDI com 204 cv ou 245 cv, o 2.8 TFSI de 204 cv e o 3.0 TFSI de 300 cv. Apenas o diesel menos potente traz câmbio manual de seis marchas, o 3.0 de 204 cv traz o câmbio Multitronic CVT e os outros vêm com o S Tronic de sete marchas.
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